segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Educação Ambiental nas Escolas

A EMEF PROFª "CLAUDINA BARBOSA"  recebeu um grupo de alunos do curso técnico em Meio Ambiente da Escola "Dom Daniel Comboni" para realizar um projeto com os alunos do 2º ano.
O projeto tinha como tema "Educação Ambiental Nas Escolas" foi um sucesso, os alunos participaram com muito entusiasmo e a equipe muito responsável e organizada.
Agradecemos pela parceria e estamos abertos a receber novos grupos.

Objetivo:

"EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
O objetivo do projeto foi introduzir e apresentar de forma dinâmica e com uma linguagem acessível à criança, a Educação Ambiental como disciplina obrigatória (Lei 9795/27 de abril de 1999, capítulo I, Art. 2º), a fim de formar agentes multiplicadores e cidadãos conscientes para com as questões ambientais."





























segunda-feira, 16 de novembro de 2015

II NOITE CULTURAL DA E.M.E.F. PROFESSORA CLAUDINA BARBOSA

II NOITE CULTURAL DA E.M.E.F. PROFESSORA CLAUDINA BARBOSA

A EMEF Profª Claudina Barbosa nesta noite apresentou a comunidade um pouco de sua trajetória do ano de 2015. Tendo como meta a diversidade cultural que está presente diariamente no contexto brasileiro, expressando-se na música, dança, canto (coral) culinária, da nossa língua e entre inúmeras atividades em nosso cotidiano. Podemos considerar sobre esta perspectiva que, socializar o conhecimento deve ser tarefa primordial da escola, mas é também de atuar na transformação dos saberes para com os educandos; e é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento do indivíduo como cidadão. Construir uma nação livre, soberana e solidária, onde o exercício da cidadania não se constitua como privilégio de poucos, mas direitos de todos, e deve ser a grande meta a ser perseguida por todos os segmentos sociais.
Abordamos tema como:
Consciência Negra
Em 20 de novembro comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra. Mas você sabe o motivo de escolha dessa data?
Foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares. Este foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.

Importância da espontaneidade da criança  ( Teatro e músicas)
Estandes com o tema Leitura e sua Importância:
O hábito da leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais curto para adquirir conhecimento. Em meio ao boom tecnológico das últimas décadas, esse hábito acabou ficando de lado, sendo substituído primeiro pela televisão, depois pelos computadores, pelos videogames e agora pelos smartphones.
No quê a leitura ajuda?
A leitura é a maneira mais antiga – e mais eficiente, até hoje, de adquirir conhecimento. E é preciso desconstruir aquela ideia de que ler é um hábito chato e monótono. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ler revistas, sites, gibis, livros de romance, entre outras leituras de entretenimento, é tão eficaz quanto ler um livro técnico. 
A leitura contribui para o aprendizado e o bom funcionamento do cérebro. 
Apresentações Enaltecendo o Trabalho que a Policia Militar de Nova Venécia vem desempenhando com o Projeto PROERD Programa Educacional de Resistência às Drogas
Objetivos do Proerd
- Trabalhar sobre as causas do uso de drogas lícitas e ilícitas estabelecendo sobre os riscos decorrentes da dependência química e orientando as crianças, adolescentes, assim como seus pais ou responsáveis, acerca da busca de soluções e medidas eficazes quanto à resistência às drogas.
- Fortalecer a auto-estima das crianças e adolescentes a valorizarem a vida, mostrando opções saudáveis de comportamento, longe das drogas e da violência;
 - Sensibilizar as crianças e adolescentes para valores morais e éticos, possibilitando a visualização, bem como proporcionar a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz.