E.M.E.F
"Profª Claudina Barbosa"
Maria
Gerusa Meneguetti
Ividêz Aparecida Gomes Silva
Rúbia
Karla Caliman de Oliveira
Projeto:
ÉTICA E CIDADANIA: A Cidadania no Cotidiano Infantil
RESUMO DA
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Todos sabem que na
atualidade a escola sofre com problemas disciplinares, aumento da violência,
relações familiares fragmentadas... Como educadora, senti-me desafiada a
abordar o tema ética e cidadania com minha turma, compreendendo um grupo de
alunos na faixa etária de 10 a 14 anos. O projeto "A cidadania no
Cotidiano Infantil" teve por objetivo despertar a criticidade e reflexão
dos alunos do 5º ano A da EMEF Profª "Claudina Barbosa", sobre como
exercer nossa cidadania de forma consciente e participativa, enfocando a
prática dos valores morais e éticos para uma boa convivência em grupo.
Inicialmente essa tarefa constituiu um desafio pois os alunos achavam que ética
e cidadania era "coisa para os adultos". Foi preciso familiarizá-los
com o tema proposto através de pesquisas, vídeos, debates e reflexões. Em
seguida prossegui os trabalhos com utilização de poemas, textos, produção de
mensagens com atitudes cidadãs no dia-a-dia, pintura e confecção de jogos.
Percebi o empenho dos alunos na realização das atividades e algumas mudanças
positivas no comportamento dos mesmos em relação à escola e aos colegas de
classe, o que me trouxe grande alegria. Dos resultados obtidos destaco a
confecção do livro "Conversando sobre Cidadania", a produção da
música "Rap da Cidadania" e as duplas de apoio para ajudar a recolher
o lixo da quadra após o recreio, que por iniciativa da turma decidiram
continuar esse trabalho voluntário até o término do ano letivo. Diante dos
comentários positivos dos alunos, pais e supervisora considero o resultado do
projeto satisfatório. Nesse processo de intervenção e acompanhamento dos
alunos, que durou uns 40 dias, constatei que aprenderam: pequenos gestos e
atitudes (jogar o lixo na lixeira, não furar a fila da merenda, respeitar o
sinal de trânsito…) podem fazer da cidadania um exercício diário.
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
·
Participar
da vida social de forma mais crítica e autônoma.
Objetivos Específicos:
·
Construir
o conceito de ética e cidadania.
·
Aprender
a questionar a realidade.
·
Ensinar
a conviver com as diferenças.
·
Reconhecer
os valores importantes na formação da cidadania: cooperação, respeito, diálogo,
solidariedade, sinceridade...
·
Incentivar
a prática de boas atitudes no convívio social.
·
Aprender
seus direitos e deveres e usá-los de forma competente a cada situação.
Reflexões e debates dos vídeos assistidos
Reflexões e debates dos vídeos assistidos
Reflexões e debates dos vídeos assistidos
Reflexões e debates dos vídeos assistidos
Cópia e declamação do poema "Diversidade" de Tatiana Belinky
Pintura do jogo "Na Trilha da cidadania"
Pintura do jogo "Na Trilha da cidadania"
Montagem do mural da cidadania utilizando cartazes e desenhos produzidos pelos alunos
Montagem do mural da cidadania utilizando cartazes e desenhos produzidos pelos alunos
Montagem do mural da cidadania utilizando cartazes e desenhos produzidos pelos alunos
Montagem do mural da cidadania utilizando cartazes e desenhos produzidos pelos alunos
Leitura: Coleção Agrinho 5: "Correndo atrás do Tesouro"
Leitura: Coleção Agrinho 5: "Correndo atrás do Tesouro"
Leitura: Coleção Agrinho 5: "Correndo atrás do Tesouro"
Leitura: Coleção Agrinho 5: "Correndo atrás do Tesouro"
Duplas de apoio recolhendo o lixo da quadra após o recreio
Duplas de apoio recolhendo o lixo da quadra após o recreio
Jogando e discutindo as informações do jogo "Na Trilha da Cidadania"
Jogando e discutindo as informações do jogo "Na Trilha da Cidadania"
entrega do livro "Conversando sobre cidadania" produzido pelos alunos
entrega do livro "Conversando sobre cidadania" produzido pelos alunos
entrega do livro "Conversando sobre cidadania" produzido pelos alunos
entrega do livro "Conversando sobre cidadania" produzido pelos alunos
Aluno Diego presenteando a supervisora Rúbia com um exemplar do livro "Conversando sobre cidadania"
Ensaio da música rap da cidadania, produção coletiva da turma
0 comentários:
Postar um comentário